por Alunas 12ºLH Escolas de Óbidos, em 23.11.17
Anthony Giddens nasceu em Edmonton, em Londres, Inglaterra, no dia 18 de janeiro de 1938.
Em 1959 graduou-se na Universidade de Hull, na Inglaterra.
Em 1961 começou a lecionar Psicologia Social na Universidade de Leicester. Nessa época, começou a desenvolver as suas próprias teorias e foi considerado um dos impulsionadores da sociologia britânica.
Em 1969, trabalhou na Universidade de Cambridge, ajudando a criar o Comité de Ciências Políticas e Sociais, associado à Faculdade de Economia. Mais tarde, obteve o mestrado na London School of Economics and Political Science.
Em 1974 concluiu o doutoramente na Universidade de Cambridge.
Em 1985, Giddens foi o coo-fundador da Polity Press, uma editora de livros ciêtíficos.
Em 1987 foi promovido a professor titular da Universidade de Cambridge.
Entre os anos de 1997 e 2003, Anthony Giddens dirigiu a London School of Economics and Political Science e foi membro do Conselho Acadèmico do Institute of Public Policy Research.
Foi também acessor do primeiro ministro britânico Tony Blair.
Giddens é considerado um dos maiores colaboradores modernos no campo da Sociologia. É reconhecido pela sua Teoria da Estruturação, pela sua visão holística das sociedades modernas, como também pela sua intenção de renovar a social democracia através da Terceira Via. Realizou palestras sobre Sociologia e Teoria Social como professor visitante de importantes Universidades do mundo, entre elas, a de Harvard, Stanford, Sorbonne e Roma.
Autor de mais de trinta livros que contribuem para os mais diversos compos das Ciências Sociais, e que caracterizam três fases de sua vida académica:
- na primeira fase, ele redefine a nova visão sociológica apontando uma abordagem teórica e metodológica baseada em uma interpretação crítica dos clássicos da sociologia, entre eles, Marx, Weber e Durkheim. São desta fase: "O Capitalismo e a Moderna Teoria Social"(1971) e "As Novas Regras do Método Sociológico"(1976).
- na segunda fase, Giddens desenvolveu a "Teoria da Especulação" que definiu como a forma da dependência mútua entre o "agente humano"(capacidade de realizar coisas) e a estrutura social, que está intimamente implicada na produção da ação. Os trabalhos deste período são: "Problemas Centrais da Teoria Social"(1979) e "Contribuição da Sociedade"(1984), obra que o tornou mundialmente conhecido.
- naterceira fase, compreende os trabalhos mais recentes, em que se destaca a modernidade, a globalização e a política, principalmente o impacto da modernidade sobre o social e a vida pessoal dos indivíduos. Define os postulados da Terceira Via entre o Capitalismo Liberal e o Socialismo, com o objetivo de estabelecer os melhores aspectos dos dois sistemas. Entre as obras destacam-se: "Consequências da Modernidade"(1990), "Modernidade e Identidade"(1991), "A Terceira Via: A Revolução da Social Democracia"(1998).
Em 2002, Anthony Giddens recebe o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais. Nesse mesmo ano, publica "Mundo em Descontrole", onde fez uma análise das mudanças pelas quais passam as culturas tradicionais, do choque entre a busca de integração e o fundamentalismo, as intolerâncias religiosas e as identidades étnicas e nacionais e as incertezas criadas pelo processo de unificação global.
Em 2004 recebe o título de Baron Guiddens de Southgate em the London Borough of Enfield and sites in the House of Lords for Labour.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Decidi escrever sobre Giddens, pois é um dos maiores colaboradores da Sociologia Moderna.
Conceição Dias Nº5