Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ao longo da vida, os indivíduos pertencem a diferentes grupos, desempenhando neles funções diferentes. Cada vez que o indivíduo desempenha uma função é esperado por parte da sociedade que ele tenha um determinado comportamento. A este processo dá-se o nome de papel social.
Os papéis sociais surgem através de processos de socialização, que permitem aos indivíduos aprenderem os modos de comportamento esperados, associados a uma determinada função.
Existe uma multiplicidade de papéis sociais num só indivíduo, visto que pode desempenhar ao mesmo tempo o papel de mãe, filha, irmã, etc.
Cada indivíduo ocupa um determinado estatuto social, isto é, ocupa uma determinada posição num grupo social no qual está sujeito a direitos, deveres e normas.
O estatuto social divide-se em duas categorias:
Estatuto atribuído – posição imposta ao indivíduo independentemente da sua vontade, isto é, não é preciso fazer nada para o indivíduo alcançar determinada coisa, já nasce com ele, como por exemplo o género, a etnia, a ascendência, o sexo, etc…
Estatuto adquirido – posição adquirida pelo indivíduo por opção própria, isto é, o indivíduo esforça-se para ter aquilo que quer, por exemplo a escolaridade, a profissão, o modo de vida, etc ..
Micaela Rodrigues